segunda-feira, 30 de junho de 2014

As Mídias na educação e o desafio na formação docente e na prática pedagógica

A formação de professores é um tema relativamente recente como objeto de estudo e pesquisa, e a situação atual é realmente debater sobre o mesmo durante o curso de Especialização em Mídias na Educação do Instituto Federal de Santa Catarina pelas alunas Elisa Manuela Andressen, Elaine Costa Cazella, Elizandra Zamarchi, Mosara de Oliveira Thiel e Simone Dulcenéia Machado. A ausência do conteúdo a respeito de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – que também acontece na formação superior – reflete diretamente no exercício do profissional, como ocorre nas unidades escolares das alunas já mencionadas, e que são também professoras. Apesar das Orientações Curriculares elaboradas pelos setores de Educação e Secretarias de Educação, que propõe alguns campos de experiências e expectativas de aprendizagem, o corpo docente faz mau uso dos recursos que tem, decorrente da falta de conhecimento na utilização das tecnologias de informação e comunicação, como também a super informação de forma não organizada. Todos os estudos confirmam que há uma série de requisitos organizacionais para que a formação de professores permanente possa dar os resultados esperados. Primeiramente, que as unidades escolares adotem um conjunto de normas a fim de esclarecer os objetivos que pretendem alcançar com a formação, e apoiem os esforços dos docentes na prática pedagógica; que essa formação continuada contribua para que novas formas de atuação sejam incorporadas à prática na sala de aula. Formação essa, que exige da equipe docente uma reflexão sobre como aproveitar de forma eficiente o potencial das tecnologias e como integrar esses recursos dando acessibilidade ao aluno, já que este aprende através de estímulos e sinestesias, e que é possível a partir do uso de Tecnologias na educação conforme estudo.
Não é de admirar que ultimamente os professores e as unidades escolares passem uma sensação de desorientação que faz parte da confusão que envolve o grupo profissional, os alunos e o próprio futuro da escola. Há muita informação disponível por aí afora, é necessário uma seleção e orientação a que o professor deve estar preparado para oferecer nesse caminho de novas práticas pedagógicas. A seguir, entrevista com a Professora de Biologia em escola na cidade de Jaraguá do Sul e aluna IFSC do curso de Especialização em Mídias na Educação, Elaine Costa Cazella, a respeito da sua formação docente e as suas experiências e desafios com as novas práticas pedagógicas na escola. Planejar é preciso.


Leia a reportagem no site da revista Exame que trata a respeito do planejamento de aula e o uso de tecnologias. A formação docente inicial e continuada, portanto deve dotar de uma bagagem sólida que deve capacitar o professor a assumir a tarefa educativa apoiando-se em ações válidas para não cair no paradoxo de ensinar e não ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário